Pular para o conteúdo principal

Sapato de Salto Agulha


            Este salto da foto, para quem não sabe, responde pelo nome de salto agulha.
            Só de olhar eu já imagino o raio x de quem faz uso dele com frequência.
            Elegância, bumbum empinado, silhueta alongada são os argumentos das usuárias que eu já atendi , e que nem imaginavam que o salto agulha era na verdade o passaporte para uma viagem sem escalas para a fisioterapia e também para a descida de salto.
           Mas vamos aos fatos, quando usamos este tipo de salto com bico fino:
- há uma redução da participação do calcanhar na sustentação do corpo
- consequentemente há um desequilíbrio, o que altera a mecânica da marcha
- perdemos o amortecimento ao impacto da pisada
- o peso do corpo incide sobre os dedos , o que sobrecarrega as articulações metatarso falangeanas
- há também um encurtamento da musculatura da panturrilha e consequentemente do tendão de Aquiles
           Dores no joelho, na coluna, calos, tendinites , sem falar no aumento do risco de quedas e entorses diminuem o glamour destes sapatos.
           Se você ainda acha impossível deixá-los, o ideal é fazer um rodízio de sapatos durante a semana com outros tipos de salto, de preferência com bico e saltos quadrados ou plataforma que oferecem mais estabilidade, mas o ideal mesmo é fazer o rodízio com sapatos mais baixos ( uns 3cm de salto...), os conhecidos Anabela ou até mesmo o tênis, pois absorvem melhor o impacto e distribuem a pressão do corpo sobre a planta do pé.
         Não esqueça a importância dos exercícios. Alongue a musculatura da panturrilha, parte posterior da coxa, região lombar e sola dos pés.
         Se for andar como a nossa modelo da foto evite paralelepípedos por razões óbvias...
         E lembre-se que a elegância de uma mulher não mora nos seus sapatos.


Referências  Bibliográficas :
-Junior A.S.A. Freitas T.M.Biomecânica da marcha e da postura com calçado de salto alto. Revista Fisioterapia Brasil . 2004;5 (3) 183-187.

-Iunes , DH et al. A influência do arco plantar na postura e no conforto dos calçados ocupacionais. Fisioter Brasil 2003; 4 (3): 157-62.

     

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC

  Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)   Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os ciclos femininos acontecem a cada 7 anos, então por volta dos 49 anos, que é o sétimo ciclo, acontecem algumas mudanças como a diminuição de Sangue, Qi e Essência pós-natal, e nesse processo, para o corpo se poupar, há maior consumo da Essência armazenada.   O corpo para conservar e não gastar essa Essência interrompe a menstruação, conhecida como “Água Celestial”.   Quando ela cessa há o evento que conhecemos como menopausa, chamada na MTC de “Segunda Primavera”, trazendo a oportunidade para a renovação da nossa energia.     Isso significa que o Sangue e a Essência deixam de fluir para o Útero mensalmente, essa energia é liberada para o Coração que abriga a nossa mente - Shen, assim podemos usar essa energia como quisermos e despertamos para um novo potencial, por isso o nome Segunda Primavera.   Cuidar de nosso equilíbrio Yin Yang é tarefa para toda vida, mas nessa

Curso de Acupuntura em Saúde da Mulher

Retornando ao Blog depois de uma pausa para muito estudo e aprendizado. E, claro, com novidades! Venho convidar aos colegas acupunturistas ou estudantes de Acupuntura para o curso que será ministrado por profissionais que admiro muito e que também têm suas pesquisas na área de Saúde da Mulher, Roberta Pitta e Patrícia Santolia, e eu. Neste módulo falaremos sobre a Acupuntura no câncer de mama e câncer ginecológico: dor, náuseas e enjoos, linfedema, menopausa medicamentosa, sexualidade e cuidados paliativos. Falaremos também sobre o uso do Stiper nas nossas pesquisas. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: acupunturaensino@gmail.com  Aquele abraço a todos Carmen  Varella

Curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico

Nova data para o curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico Dias 29 e 30 de outubro Abordaremos a visão ocidental e oriental para a carcinogênese, a aplicação da Acupuntura em enjoos e náuseas, dor, climatério, evidências científicas, cuidados paliativos e sexualidade - como atuar de acordo com a Medicina tradicional Chinesa. Aulas teóricas e práticas. Aguardamos vocês! Roberta P. C. Luz e Carmen Varella Acesse: https://www.facebook.com/acupunturaensino/?fref=ts