Pular para o conteúdo principal

Tem Sofá na Sala de Fisioterapia


Atire a primeira pedra quem nunca se jogou no sofá.
Muso absoluto do ócio, ele é o abrigo reconfortante para qualquer hora ou ocasião.

Por essas e outras, é praticamente um pecado , manchar sua tão ilibada fama de protetor das atividades cansativas do cotidiano, com conversa de fisioterapeuta.

A coreografia invariavelmente é a mesma. A criatura chega, senta, desaba, deita, vira de ladinho, coloca a cabeça no braço do sofá ou numa almofada, o resto do corpo no melhor estilo parafuso, tira um cochilo, acorda, levanta, sente dor nas costas, no pescoço, e...

...e aí vira estatística:

  • a dor nas costas é uma das alterações musculoesqueléticas mais comuns nas sociedades industrializadas;
  • é uma das principais causas de afastamento do trabalho, no Brasil;
  • estima-se que 80% da população mundial sofrerá um episódio de dor nas costas na vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Claro que o sofá sozinho não faz todo esse estrago, e não estamos aqui fazendo um post sobre dor nas costas, e sim sobre como sentar no sofá sem virar estatística.

Antes de mais nada, a maioria esmagadora de maridos do mundo precisa dessa informação, sofá é para sentar, deitar é em outro setor.

O correto é sentar com o tronco bem apoiado ao encosto, não vale sentar em cima da coluna, ela não foi feita para isso.

Para ver televisão , ler , fazer tricot , etc , preste atenção à região cervical para que ela não fique muito flexionada . Considere apoiar os braços em almofadas para elevar o livro , ou no caso do tricot , crochê ou bordado , apoiar os cotovelos deixando os antebraços livres para o trabalho , mas os ombros relaxados .

E por último , e não menos importante, o tempo. Faça a conta do tempo dedicado a este móvel , além de não ser bom para o corpo ficar muitas horas numa mesma posição , ele é um bom indicativo para saber se você está sedentário ou não , e, se no seu caso , der positivo para sedentarismo, está na hora de mudar sua relação com o sofá e as estatísticas.



Referências:

- Organização Mundial da Saúde
- Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz, 2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC

  Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)   Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os ciclos femininos acontecem a cada 7 anos, então por volta dos 49 anos, que é o sétimo ciclo, acontecem algumas mudanças como a diminuição de Sangue, Qi e Essência pós-natal, e nesse processo, para o corpo se poupar, há maior consumo da Essência armazenada.   O corpo para conservar e não gastar essa Essência interrompe a menstruação, conhecida como “Água Celestial”.   Quando ela cessa há o evento que conhecemos como menopausa, chamada na MTC de “Segunda Primavera”, trazendo a oportunidade para a renovação da nossa energia.     Isso significa que o Sangue e a Essência deixam de fluir para o Útero mensalmente, essa energia é liberada para o Coração que abriga a nossa mente - Shen, assim podemos usar essa energia como quisermos e despertamos para um novo potencial, por isso o nome Segunda Primavera.   Cuidar de nosso equilíbrio Yin Yang é tarefa para toda vida, mas nessa

Curso de Acupuntura em Saúde da Mulher

Retornando ao Blog depois de uma pausa para muito estudo e aprendizado. E, claro, com novidades! Venho convidar aos colegas acupunturistas ou estudantes de Acupuntura para o curso que será ministrado por profissionais que admiro muito e que também têm suas pesquisas na área de Saúde da Mulher, Roberta Pitta e Patrícia Santolia, e eu. Neste módulo falaremos sobre a Acupuntura no câncer de mama e câncer ginecológico: dor, náuseas e enjoos, linfedema, menopausa medicamentosa, sexualidade e cuidados paliativos. Falaremos também sobre o uso do Stiper nas nossas pesquisas. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: acupunturaensino@gmail.com  Aquele abraço a todos Carmen  Varella

Curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico

Nova data para o curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico Dias 29 e 30 de outubro Abordaremos a visão ocidental e oriental para a carcinogênese, a aplicação da Acupuntura em enjoos e náuseas, dor, climatério, evidências científicas, cuidados paliativos e sexualidade - como atuar de acordo com a Medicina tradicional Chinesa. Aulas teóricas e práticas. Aguardamos vocês! Roberta P. C. Luz e Carmen Varella Acesse: https://www.facebook.com/acupunturaensino/?fref=ts