Pular para o conteúdo principal

Bolsa de Água Quente ou Gelo?


           Esta é a pergunta campeã de audiência numa sala de Fisioterapia, por isso está aqui.
         
           Particularmente não uso nenhum dos dois durante os meus atendimentos, porque o tratamento fisioterápico trabalha com recursos diferenciados, e a bolsa de água quente e/ou o gelo o paciente pode e deve fazer em casa.

          Eu uso!

          Agora , para você saber identificar quando usar um ou outro , e não fazer parte do famoso grupo dos palpiteiros de plantão é o seguinte:

         Regra básica para o seu raciocínio
                         - gelo logo após o trauma ( fase aguda), nas primeiras 24 a 48 horas
                         - calor depois dessa fase
        Porque quando sofremos uma lesão ( um entorse, uma fratura, um trauma) o corpo cria um mecanismo de defesa que é o edema, ´como um airbag , para proteger as estruturas internas de sobrecargas. O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual , o que faz com que a pele fique inicialmente pálida , ou seja , há uma diminuição de fluxo sanguineo na região, também há uma diminuição de sensibilidade, após usar gelo alguns minutos temos uma sensação de anestesia ( não sentimos com clareza um toque) , o que é ótimo, pois diminui a sensação de dor, principalmente após cirurgias ortopédicas.
     
      Mas atenção, o gelo é indicado entre 15 e 30 minutos, dependendo da região a ser tratada, locais com maior sensibilidade e com pouca gordura, como os pés e as mãos , não se deve ultrapassar os 15 a 20 minutos.
      Lembre-se , gelo queima.
      Eu  gosto de usar um saco com cubos de gelo dentro ( de preferência cubos bem pequenos ou triturados) colocar envolto em uma toalha molhada e deixar na região , que não deve haver ferida aberta.
      Tem quem indique gelo em todas as fases.

      O calor é normalmente mais indicado para promover o alívio de dores musculares, pois ele proporciona uma sensação mais relaxante, além de ser bastante agradável.

      Eu prefiro as bolsas que são aquecidas no microondas, geralmente elas são de pano e moldam melhor em algumas áreas como ombro e pescoço. Também são menos perigosas , não há risco de vazar água quente.

     Mas não precisamos estar com dor para usar uma bolsa morninha no fim de um dia cansativo, só para relaxar...

    Porque a ideia é se cuidar, com ou sem dor.


Referências Bibliográficas:
-Xhardez, Yves. Manual de Cinesiologia. Técnicas,Patologia, Indicação e Tratamentos. Atheneu.Rio de Janeiro.
-Rodrigues,Edgard; Guimarães, Meirelles.Manual de Recursos Fisioterápicos. Revinter. Rio de Janeiro.1998.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC

  Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)   Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os ciclos femininos acontecem a cada 7 anos, então por volta dos 49 anos, que é o sétimo ciclo, acontecem algumas mudanças como a diminuição de Sangue, Qi e Essência pós-natal, e nesse processo, para o corpo se poupar, há maior consumo da Essência armazenada.   O corpo para conservar e não gastar essa Essência interrompe a menstruação, conhecida como “Água Celestial”.   Quando ela cessa há o evento que conhecemos como menopausa, chamada na MTC de “Segunda Primavera”, trazendo a oportunidade para a renovação da nossa energia.     Isso significa que o Sangue e a Essência deixam de fluir para o Útero mensalmente, essa energia é liberada para o Coração que abriga a nossa mente - Shen, assim podemos usar essa energia como quisermos e despertamos para um novo potencial, por isso o nome Segunda Primavera.   Cuidar de nosso equilíbrio Yin Yang é tarefa para toda vida, mas nessa

Curso de Acupuntura em Saúde da Mulher

Retornando ao Blog depois de uma pausa para muito estudo e aprendizado. E, claro, com novidades! Venho convidar aos colegas acupunturistas ou estudantes de Acupuntura para o curso que será ministrado por profissionais que admiro muito e que também têm suas pesquisas na área de Saúde da Mulher, Roberta Pitta e Patrícia Santolia, e eu. Neste módulo falaremos sobre a Acupuntura no câncer de mama e câncer ginecológico: dor, náuseas e enjoos, linfedema, menopausa medicamentosa, sexualidade e cuidados paliativos. Falaremos também sobre o uso do Stiper nas nossas pesquisas. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: acupunturaensino@gmail.com  Aquele abraço a todos Carmen  Varella

Curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico

Nova data para o curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico Dias 29 e 30 de outubro Abordaremos a visão ocidental e oriental para a carcinogênese, a aplicação da Acupuntura em enjoos e náuseas, dor, climatério, evidências científicas, cuidados paliativos e sexualidade - como atuar de acordo com a Medicina tradicional Chinesa. Aulas teóricas e práticas. Aguardamos vocês! Roberta P. C. Luz e Carmen Varella Acesse: https://www.facebook.com/acupunturaensino/?fref=ts