Pular para o conteúdo principal

Cai...Não cai!


Existem muitas pegadinhas no nosso dia a dia. Leia-se por pegadinhas todas aquelas facilidades que criamos, seja por hábito, pressa , teimosia ou preguiça, para fazer nosso corpo correr riscos desnecessários.

Um desses riscos é a queda e a pegadinha da vez é o banquinho, ou cadeira da cozinha , que algumas criaturas inadvertidas, usam de escada para pegar :
 fraturas, lesões, dores nas costas, traumas e acidentes nos armários mais altos.
 A tentação de subir no banquinho - rapidinho! (é o que sempre dizem) , deve ser algo fora do comum, porque mesmo diante da argumentação sobre quedas e suas  consequências catastróficas, os alpinistas de cozinha acham um absurdo, um exagero para uma coisa tão simples.

Mas não é. Queda não é só um evento, está na Classificação Internacional de Doenças. Algo para se prevenir sempre que  possível , e, se aprender com o erro alheio vale como experiência , a dupla banquinho + queda foi protagonista de muitos tratamentos que eu atendi e que poderiam ser evitados com um pouco de bom senso.

Gostaria de lembrar que basta aquela tremida no tal banquinho, aquela sensação de "vou cair daqui", para trazer à tona crises de dor que já estavam adormecidas.

O que fazer nessa situação? Não substitua gato por lebre, banquinhos e cadeiras são para sentar, para subir acima da nossa cabeça devemos usar escada, mas nunca sozinhos. Se você é daquelas pessoas que dizem sempre não ter ninguém que ajude e insiste em ser um lobo solitário, deve existir um bom samaritano perto de você , é melhor pedir ajuda para pegar um objeto que está no alto do que ficar gritando por socorro estatelado no chão.

Acho que você não vai mais "cair" nessa pegadinha, né? 



Referências:
- Relatório Global da O.M.S. sobre Prevenção de Quedas na Velhice. Divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde se São Paulo. 2010.
- Pesquisa sobre Queda. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Biblioteca Virtual em Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC

  Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)   Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os ciclos femininos acontecem a cada 7 anos, então por volta dos 49 anos, que é o sétimo ciclo, acontecem algumas mudanças como a diminuição de Sangue, Qi e Essência pós-natal, e nesse processo, para o corpo se poupar, há maior consumo da Essência armazenada.   O corpo para conservar e não gastar essa Essência interrompe a menstruação, conhecida como “Água Celestial”.   Quando ela cessa há o evento que conhecemos como menopausa, chamada na MTC de “Segunda Primavera”, trazendo a oportunidade para a renovação da nossa energia.     Isso significa que o Sangue e a Essência deixam de fluir para o Útero mensalmente, essa energia é liberada para o Coração que abriga a nossa mente - Shen, assim podemos usar essa energia como quisermos e despertamos para um novo potencial, por isso o nome Segunda Primavera.   Cuidar de nosso equilíbrio Yin Yang é tarefa para toda vida, mas nessa

Curso de Acupuntura em Saúde da Mulher

Retornando ao Blog depois de uma pausa para muito estudo e aprendizado. E, claro, com novidades! Venho convidar aos colegas acupunturistas ou estudantes de Acupuntura para o curso que será ministrado por profissionais que admiro muito e que também têm suas pesquisas na área de Saúde da Mulher, Roberta Pitta e Patrícia Santolia, e eu. Neste módulo falaremos sobre a Acupuntura no câncer de mama e câncer ginecológico: dor, náuseas e enjoos, linfedema, menopausa medicamentosa, sexualidade e cuidados paliativos. Falaremos também sobre o uso do Stiper nas nossas pesquisas. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: acupunturaensino@gmail.com  Aquele abraço a todos Carmen  Varella

Curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico

Nova data para o curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico Dias 29 e 30 de outubro Abordaremos a visão ocidental e oriental para a carcinogênese, a aplicação da Acupuntura em enjoos e náuseas, dor, climatério, evidências científicas, cuidados paliativos e sexualidade - como atuar de acordo com a Medicina tradicional Chinesa. Aulas teóricas e práticas. Aguardamos vocês! Roberta P. C. Luz e Carmen Varella Acesse: https://www.facebook.com/acupunturaensino/?fref=ts