Pular para o conteúdo principal

Quem Sabe Carregar a Mochila Direito?


Todo mundo sabe. Só que não usa. 
Por isso este tema ainda está relacionado à dor nas costas e má postura. 
Todos nós usamos mochilas em alguma fase da vida. Alguns nunca deixam de usar, temos até grupo de mochileiros. Por esse motivo não dá para ignorar a importância da mochila nas nossas vidas.

Para todas as fases, todas as idades, todos os gostos e todas as tribos,

O melhor e mais recomendado modelo de mochila é aquele de três alças:

Usado para caminhadas e trilhas que, além das duas alças, tem uma alça que deve ser presa no abdômen, o que confere maior estabilidade ao corpo.
As alças devem ter uns 4cm de largura, no mínimo, para não causar compressão nos ombros. Vazias, não devem ultrapassar 0,5 kg. Outra coisa importante é não deixar "folga" junto às costas e não devem ultrapassar a região lombar, chegando ao bumbum.  
O modelo ideal é esse para todo mundo, a cor você escolhe.
Como podemos ver, mochila é tudo de bom.

O que não é tudo de bom:

- mochilas que não respeitam as características citadas acima
- excesso de peso ou peso mal distribuído (usar o bom senso ou calcular em torno de 10% do peso corporal é o ideal para não errar)
- carregar a mochila num ombro só 
- todas as anteriores juntas
(não recomendo mochila de rodinha para uso diário das crianças, por causa do movimento de rotação que acaba acontecendo)

Outra observação importante é em relação à turminha na fase escolar, o ideal é que os pais e a escola estejam atentos em relação ao excesso de material, para que estudar não seja um "peso".

Para finalizar, mochila tem tudo a ver com coisas legais da vida e não combina estar associada à dor.

A escolha é sua!!!


Referência Bibliográfica:
-Efeito da Orientação Postural na Utilização de Mochilas Escolares. Fisioterapeuta Susi Mary de souza Fernandes


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC

  Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)   Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os ciclos femininos acontecem a cada 7 anos, então por volta dos 49 anos, que é o sétimo ciclo, acontecem algumas mudanças como a diminuição de Sangue, Qi e Essência pós-natal, e nesse processo, para o corpo se poupar, há maior consumo da Essência armazenada.   O corpo para conservar e não gastar essa Essência interrompe a menstruação, conhecida como “Água Celestial”.   Quando ela cessa há o evento que conhecemos como menopausa, chamada na MTC de “Segunda Primavera”, trazendo a oportunidade para a renovação da nossa energia.     Isso significa que o Sangue e a Essência deixam de fluir para o Útero mensalmente, essa energia é liberada para o Coração que abriga a nossa mente - Shen, assim podemos usar essa energia como quisermos e despertamos para um novo potencial, por isso o nome Segunda Primavera.   Cuidar de nosso equilíbrio Yin Yang é tarefa para toda vida, mas nessa

Curso de Acupuntura em Saúde da Mulher

Retornando ao Blog depois de uma pausa para muito estudo e aprendizado. E, claro, com novidades! Venho convidar aos colegas acupunturistas ou estudantes de Acupuntura para o curso que será ministrado por profissionais que admiro muito e que também têm suas pesquisas na área de Saúde da Mulher, Roberta Pitta e Patrícia Santolia, e eu. Neste módulo falaremos sobre a Acupuntura no câncer de mama e câncer ginecológico: dor, náuseas e enjoos, linfedema, menopausa medicamentosa, sexualidade e cuidados paliativos. Falaremos também sobre o uso do Stiper nas nossas pesquisas. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: acupunturaensino@gmail.com  Aquele abraço a todos Carmen  Varella

Curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico

Nova data para o curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico Dias 29 e 30 de outubro Abordaremos a visão ocidental e oriental para a carcinogênese, a aplicação da Acupuntura em enjoos e náuseas, dor, climatério, evidências científicas, cuidados paliativos e sexualidade - como atuar de acordo com a Medicina tradicional Chinesa. Aulas teóricas e práticas. Aguardamos vocês! Roberta P. C. Luz e Carmen Varella Acesse: https://www.facebook.com/acupunturaensino/?fref=ts