Pular para o conteúdo principal

A Posição em Pé e... um Pouco de História




Senhoras e senhores ,

na figura acima temos o David de Michelangelo.

Ele está participando do nosso post para dar um toque artístico e cultural ao assunto em pauta: posição em pé.

Apesar de dispor de vários modelos vivos , que eu até pensei em pedir a eles uma foto, na sua melhor pose “minha fisioterapeuta não está me olhando’’, o modelo acima foi o escolhido.

Sabem porque? Senta que lá vem História (e histórias).

O David é uma escultura em mármore, com 5,17m , linda, esculpida nos idos de 1501 (algumas referências relatam 1501 com duração de três anos e outras em 1502 por 18 meses), ou seja, quando os portugueses estavam desembarcando aqui no Brasil, Michelangelo, aos 26 anos, já estava se tornando eterno em suas obras.


Retrata o momento anterior em que David derrota Golias, a força que todos consideravam indestrutível. Obra prima do Renascimento italiano , é considerado pelos críticos de arte o ideal perfeito da beleza masculina, mas esta figura magnífica não está aqui pela sua beleza e sim pela sua postura.


Porque, na minha visão de fisioterapeuta, o rapaz que serviu de modelo, nesta árdua tarefa de ficar em pé, por horas a fio, cansou, como todo mundo.
Cansou e desabou na postura, pois ficar na mesma posição por muito tempo cansa a musculatura, então adotamos posturas chamadas compensatórias.

Na minha imaginação, se vestirmos uma roupa qualquer no David e o colocarmos em uma situação do cotidiano que alguém fica em pé parado ele vai passar totalmente desapercebido.

O ficar em pé ,na teoria, é bem simples : os pés ,que são a base de alinhamento e sustentação do corpo, devem estar apoiados no chão, com distribuição e divisão do peso de forma equilibrada e regular . Isso evita áreas de maior pressão ( e posterior lesão) nas articulações de tornozelos, joelhos, quadril e coluna.

Mas, na prática , ficar em pé é muito cansativo, porque exige um trabalho estático da musculatura envolvida, por isso acabamos revezando e descarregando o peso do corpo ora de um lado , ora do outro, e isso , com o tempo, pode gerar lesões nas articulações envolvidas.

Você que trabalha em pé ou sentado, e quer maiores informações, acesse o link:
Que é a Norma Técnica para o Trabalho em Pé e Sentado, feito pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

Quando percebemos que é difícil manter a postura ou se sentimos dor , é hora de procurarmos um Fisioterapeuta ou um Ortopedista . Eles farão uma avaliação postural adequada e indicarão o melhor tratamento para cada caso.

Uma dica importante quando fizer atividades em pé é : colocar um dos pés num apoio de um palmo ( mais ou menos) , quando cansar é só trocar o pé , assim não causamos nenhum desalinhamento na coluna. Fazer isso facilita muitas tarefas como lavar a louça ou passar a roupa . Experimente.

Chego a conclusão que a arte realmente imita a vida e o David de Michelangelo nos representa totalmente. Tenho que confessar que após a avaliação postural que eu fiz na Vênus de Botticelli, onde o comprimento incomum do pescoço dela, o caimento dos seus ombros e o braço esquerdo dela , ah! O braço esquerdo dela!
Um enigma para qualquer fisioterapeuta!

E claro que ,para mim, a felicidade está em saber que David Vênus não sentem dor. 



Fisioterapeuta Carmen Varella



Referência Bibliográfica:

-"Les Chaînes Musculaires"- membres inférieurs- Leopold Busquet

-"Os Desequilíbrios Estáticos"- Fisiologia, Patologia e Tratamento Fisioterápico- Marcel Bienfait

-"As Escolioses" - seu Tratamento Fisioterapêutico e Ortopédico- Philippe Souchard e Marc Ollier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC

  Menopausa segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)   Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) os ciclos femininos acontecem a cada 7 anos, então por volta dos 49 anos, que é o sétimo ciclo, acontecem algumas mudanças como a diminuição de Sangue, Qi e Essência pós-natal, e nesse processo, para o corpo se poupar, há maior consumo da Essência armazenada.   O corpo para conservar e não gastar essa Essência interrompe a menstruação, conhecida como “Água Celestial”.   Quando ela cessa há o evento que conhecemos como menopausa, chamada na MTC de “Segunda Primavera”, trazendo a oportunidade para a renovação da nossa energia.     Isso significa que o Sangue e a Essência deixam de fluir para o Útero mensalmente, essa energia é liberada para o Coração que abriga a nossa mente - Shen, assim podemos usar essa energia como quisermos e despertamos para um novo potencial, por isso o nome Segunda Primavera.   Cuidar de nosso equilíbrio Yin Yang é tarefa para toda vida, mas nessa

Curso de Acupuntura em Saúde da Mulher

Retornando ao Blog depois de uma pausa para muito estudo e aprendizado. E, claro, com novidades! Venho convidar aos colegas acupunturistas ou estudantes de Acupuntura para o curso que será ministrado por profissionais que admiro muito e que também têm suas pesquisas na área de Saúde da Mulher, Roberta Pitta e Patrícia Santolia, e eu. Neste módulo falaremos sobre a Acupuntura no câncer de mama e câncer ginecológico: dor, náuseas e enjoos, linfedema, menopausa medicamentosa, sexualidade e cuidados paliativos. Falaremos também sobre o uso do Stiper nas nossas pesquisas. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail: acupunturaensino@gmail.com  Aquele abraço a todos Carmen  Varella

Curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico

Nova data para o curso de Acupuntura em Câncer de Mama e Ginecológico Dias 29 e 30 de outubro Abordaremos a visão ocidental e oriental para a carcinogênese, a aplicação da Acupuntura em enjoos e náuseas, dor, climatério, evidências científicas, cuidados paliativos e sexualidade - como atuar de acordo com a Medicina tradicional Chinesa. Aulas teóricas e práticas. Aguardamos vocês! Roberta P. C. Luz e Carmen Varella Acesse: https://www.facebook.com/acupunturaensino/?fref=ts